Um Dia Após o Outro!

2ª Mega Oferta Amazon

sábado, 27 de novembro de 2010

Momento Cultural - Aikido

Bushido
O Bushido, que pode ser literalmente traduzido como “Caminho do Guerreiro”, surgiu no Japão entre as Eras Heian e Tokugawa (séculos IX - XII). Ele foi um código de ética e um meio de vida para os samurais, uma classe de guerreiros similar aos cavaleiros medievais da Europa. O Bushido dava ênfase à lealdade, auto-sacrifício, justiça, bom senso, modos refinados, pureza, modéstia, sobriedade, espírito marcial, honra e afeição.


“Não tenho pais, faço do Céu e da Terra meus pais;

Não tenho lar, faço do saika tanden meu lar;

Não tenho poder divino, faço da honestidade meu poder;

Não tenho meios, faço da docilidade meus meios;

Não tenho poder mágico, faço da personalidade minha magia;

Não tenho vida nem morte, faço do eterno minha vida e minha morte;

Não tenho corpo, faço da força meu corpo;

Não tenho olhos, faço do relâmpago meus olhos;

Não tenho ouvidos, faço da sensibilidade meus ouvidos;

Não tenho membros, faço da prontidão meus membros;

Não tenho leis, faço da auto-proteção minha lei;

Não tenho estratégias, faço da liberdade de matar e ressuscitar minha estratégia;

Não tenho forma, faço da astúcia minha forma;

Não tenho milagres, faço da justiça meus milagres;

Não tenho princípios, faço da adaptabilidade meu princípio;

Não tenho táticas, faço da rapidez minha tática;

Não tenho amigos, faço da minha mente meu amigo;

Não tenho inimigos, faço da imprudência meu inimigo;

Não tenho armadura, faço da benevolência e da retidão minha armadura;

Não tenho castelo, faço da mente inamovível meu castelo;

Não tenho espada, faço do sonho de minha mente minha espada.”


3 comentários:

  1. Sem dúvida a mais eficiente e inteligente arte marcial.

    ResponderExcluir
  2. Sempre achei Aikido interessante e adorei chegar aqui por acaso e encontrar tantas informações bacanas.
    Quero aproveitar pra te convidar a conhecer e seguir o meu blog:
    www.abcdecami.blogspot.com
    espero que você goste!
    ;)

    ResponderExcluir
  3. jacqueline caldeira, 15 anos
    eu comecei a praticar Aikido a pouco tempo, mais é uma arte marcial sublime, sem comparaçâo, sem palavras pra descrever, é simplesmente praticando pra ter uma noção da grandiosidade e da sensação durante e depois de bem-estar...é magnifico, eu amo treinar!!!
    Piracicaba-SP
    msn:jacqueline-caldeira@hotmail.com

    ResponderExcluir

Obrigada por escrever sua mensagem!
Logo ela irá aparecer no blog!
;-D